sexta-feira, 1 de julho de 2011

A importância da Avaliação Física



Você conhece a importância da avaliação física ao iniciar um programa de exercícios?
Além de informações importantes sobre seu histórico de atividade física, histórico familiar de doenças e hábitos de saúde, a avaliacao física é composta pela coleta de dados que trará informações sobre a condição física inicial de cada individuo. 
A coleta de dados como frequência cardiaca de repouso, peso e estatura, dobras cutâneas e circunferências será utilizada para calcular dados importantes como índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura e de massa magra, índice de contração muscular e relação cintura/quadril (RCQ).
A realização de testes físicos também é importante para avaliar a fatores importantes como o condicionamento físico, a resistência muscular e a flexibilidade.
A avaliação física inicial pode ser considerada como um ponto de partida para aquele que inicia a prática de exercícios físicos e pode ser comparada com avaliações posteriores para observar a evolução do individuo, seja no emagrecimento através da redução da gordura corporal, no aumento de massa muscular, além da evolução cardiorrespiratória e melhora da amplitude articular.
Se você fugiu da atividade física neste inverno, reinicie. Faça uma avaliação física com um profissional de Educação Física, planeje suas metas e objetivos e acompanhe periodicamente seus resultados. Boa Sorte!!!

Eliane Moraes
Profissional de Educação Física
CREF 007757-G/PR

Fones: (41) 9652-8289 e 9171-7717

Nenhum comentário:

Postar um comentário